Aula 02

24/05/2010

Data: 21 de maio
Carga horária: 01 h/a
Conteúdo: Poema e características observadas

Bem, como na aula anterior tive problemas quanto à disciplina dos alunos, resolvi que deveria mudar um pouco minha estratégia de aula. Então, já que a ideia inicial era de fazer com que eles pensassem sobre os textos que havia levado, os quais os alunos não se importaram muito, pensei que de repente deveria levar conteúdo para copiar do quadro. Pois bem, foi o que fiz. Levei o poema "Nome da gente", de Pedro Bandeira, para começar com a discussão sobre as características que reconhecem no texto.

O mural de poemas proposto para esta aula não foi elaborado, pois os alunos não levaram o material solicitado mais importante: poemas de que gostassem. E como a aula ficou reduzida, também não daria tempo. Quando a isso, explico: as aulas de sexta-feira são nos dos últimos períodos, mas houve mudança de horário e a professora titular me avisou por telefone. Deste modo tive disponível apenas 1h/a para o trabalho. Planejei com a turma de que eles levem poemas na próxima aula (quarta-feira) e espero que realmente levem, para que enfim façamos o Mural de Poemas da turma.

Uma observação importante a fazer é o fato de a professora regente da turma avisar que as aulas tiveram horário alterado, já que as colegas de semestre anterior disseram em seus relatos que este seria um problema que poderia ocorrer no estágio: irem até a escola e por não saberem que o horário foi trocado perderem de ministrar suas aulas naquele dia.

Com relação ao comportamento dos alunos tenho a dizer melhorou um pouco, não muito é lógico. Mas, isto apenas aconteceu porque a professora regente da turma teve uma conversa com eles antes de que eu chegasse à escola. Ela interviu na turma para que o estágio tenha bom andamento e este é, para mim, um bom indício de sua condição de professora, pois em algumas situações as titulares da turma não colaboram para o bom andamento do trabalho do estagiário. Parecem não se importar se o trabalho está andando bem ou não, como se estivessem apenas esperando que aquele período passe o mais rápido possível para poder voltar à sua rotina anterior ao estagiário invasor.

Um dos alunos que mais atrapalham ficou bastante comportado neste dia, o que me surpreendeu bastante. Mas isso não me deixa 'relaxar' com relação à tensão de ser estagiária. Uma outra aluna, que costuma falar em um tom de voz super alto, não foi a aula neste dia, o que acho que contribuiu também para que parecesse menos barulhenta a aula desse dia. Havia pensado em trocar de turma, como falei na observação da aula anterior, mas com o comportamento deste dia verifiquei que dá para tentar levar adiante. Uma pena que vou ter que sistematizar conteúdos teóricos bem mais do que o previsto com a finalidade de mantê-los concentrados em copiar os conceitos a serem trabalhados no projeto. A diferença é que agora não vejo isso como desfocalização do meu trabalho e, sim, uma nova forma de organizá-lo.

Com isto, volto-me a pensar em planejamento, ainda que seja hipotético das atividades e ações que posso desenvolver com minha turma de estágio. Considerando Leal não posso esquecer que "o que é importante, do ponto de vista do ensino, é deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre sua ação, pensar sobre o que faz, antes, durante e depois." Então, devo ater-me mais ao planejamento e menos em tentar mudar um fazer pedagógico que nem existe ainda, isto é, minha prática docente está recém em formação. Como mudá-la se ainda não pude verificar se funciona desta ou daquela maneira melhor que de outra forma?

Referência:
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. In.: Revista Iberoamericana de Educación. ISSN: 1681-5653. Disponível na internet via: URL: http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf acesso em 14 de maio de 2019.

0 comentários:

Postar um comentário