observação 3

14/05/2010

Minha terceira observação foi na quarta-feira, dia 04 de maio. Fomos com a turma até a Biblioteca para escolher livros e depois fomos para o pátio. Como em toda aula fora da sala de aula, a dispersão foi maior do que se fosse dentro dela, mas não foi uma situação constrangedora, sendo que no segundo período eu fiquei responsável por eles, pois a professora precisou atender outra turma que ficou sem professor.
Incrível como parece uma novidade tremenda a leitura para eles, especialmente poesia. Como observado na Avaliação Diagnóstica eles têm preferência por fábulas, talvez seja porque ano passado trabalharam com este gênero no último bimestre (na 5ª série).
Há sempre aqueles que não se importam com a atividade, correm pelo pátio, inventam gracinhas e deixam de fazer o proposto, em compensação acho que foi considerável o número de alunos que se fizeram leitores naquele momento.
Hoje não tenho muita reflexão sobre a observação da aula, apenas sobre o grande problema de elaborar o projeto de ensino a ser trabalhado durante meu estágio. Eu ainda não consegui sentar e ler, refletir realmente sobre o meu trabalho. Bem feito, quem mandou não conhecer nada sobre Literatura, métrica, rima, verso, etc. Vá que eles me perguntem coisas deste tipo, como ficarei, sei que não sou obrigada a saber tudo, mas vai ser contrangedor.

Meu tema para o projeto é INFÂNCIA, isto é, vou tratar sobre uma fase da qual eles estão saindo e gostaria que produzissem textos (poemas). A ideia inicial está no conto do angolano Ondjaki "O portão da casa da tia Rosa", que faz parte do livro de contos Os da minha rua, lançado em 2007 e que traz diversos contas sobre esta fase da vida do escritor. A partir da visão de que a infância é a mesma fase para crianças de qualquer classe social, cultura, país, etc. eu penso em favorecer a reflexão sobre o tema e espero que eles possam produzir textos a partir disto. Então, vou levar materiais que tratem deste tema (poemas e contos)
Em primeiro lugar, estou pensando em começar com poemas que tratem do fazer poético, do próprio poema e do poeta. Para a segunda aula a ideia é de levar o conto do Ondjaki e também um trecho do livro Transplante de menina, da Tatiana Belinky. Mas, a partir daí eu não faço ideia do que fazer.

E aceito comentários e sugestões...

0 comentários:

Postar um comentário