observação 2

06/05/2010

Seguindo com o propósito de publicar minhas reflexões de estágio. 

Segunda-feira, dia 03, apliquei a atividade diagnóstica e combinamos com a profª titular da turma de trabalharmos com Literatura durante o estágio. Minha atividade tinha muita pergunta. Mostrei para algumas colegas que me disseram que poderia ser exigir demais dos alunos, mas pensei que seu tivesse sido um pouco mais exigida no meu fundamental teria levado um ensino médio bem melhor. Eis algumas perguntas e suas respectivas respostas (não todas as respostas):

Qual tua maior dificuldade na disciplina de Língua Portuguesa? Por quê?
Objeto direto e indireto, não aprendi muito bem; plural dos substantivos; verbos; acentuação; uso dos porquês; adjuntos adverbiais; interpretação e redação. 
Noto que a gramática, mesmo sendo o estudo privilegiado neste nível de ensino é o grande problema mencionado pelos alunos. Mas por quê?

Abaixo, cita o que tu mais gostas de ler
livro didático; poemas e fábulas; gibis; livros como Marley e Eu, Crepúsculo, etc.; contos e matemática. Uma resposta um tanto inesperada, pois não imaginava que poderiam dizer isso. 

Tens livros em casa? Lembras quais?
A vida de Santos Dumont; contos infantis; A hora do cachorro louco; gibis; livros de desenho; livros da série Crepúsculo; livros espíritas; livros de terror; A cabana; além de livros didáticos. 

Também fiz umas perguntas de marcar com X perguntando quem das listas eram: escritor, poeta e escrevia para crianças e adolescentes. Por estas perguntas deu para notar que eles têm pouco contato com a leitura deleite, isto é, se leem é para cumprir uma atividade escolar e não buscam livros nos quais possam imergir na imaginação enquanto leem.
Na segunda-feira a aula é curta, um período apenas. A professora entregou as provas do bimestre. O ruim é que eles demoram a prestar a atenção e quando digo demoram, é demorar mesmo. Mesmo sendo uma turma de maioria composta por meninas, só se ouve os meninos. Lógico que não são todos, mas os poucos que bagunçam tomam conta da situação. Quanto a isto eu não sei o que posso fazer, tenho medo de não ser vista como autoridade por eles, mas espero que me abram espaço para realizar as atividades propostas.

0 comentários:

Postar um comentário