Aula 01

22/05/2010

Posso considerar minha primeira aula quase um desastre. Talvez a minha noção de que o professor deve ser o mediador entre o aluno e o conhecimento tenha feito com que eu me perdesse na primeira tentativa de ministrar uma aula.
Fui apresentar a proposta de trabalho, combinar com os alunos como trabalharíamos no período de duração do estágio, mas não deu muito certo. Levei uns poemas para que eles lessem, pudessem agir sobre o objeto, ou interagir entre si, dar suas opiniões e aí foi que coloquei tudo por água abaixo, pois imagino que para a primeira vez deveria ter levado materiais bem teóricos mesmo, sem essa de inovação. Ora vejam só, eu dizendo isso, seria uma heresia, se tanto prego a aula diferente. Porém, nem tudo é como se imagina que seria e percebo que em determinados momentos a sistematização pura e simples se torna o único modo de fazer com que os alunos prestem um pouco a atenção, pois pode haver confusão entre mudar o ritmo de aula com deixar de ensinar, isto é, parece que quando o professor muda a metodologia a que estão acostumados a ter em aula é como se esse professor não soubesse o que está fazendo.
Percebi que quando eu escrevi no quadro para mostrar-lhes alguns conceitos que poderemos trabalhar durante as 17h/a, alguns me perguntavam se era para copiar. Até sobre o tempo estimado do período de estágio houve a pergunta: “- Professora, é pra copiar?”. Então, decidi que as inovações serão em menor incidência, já que eles não estão acostumados, o que eu lamento, mas se não há outro modo, eu me adapto.
De repente a visão que eles têm é de que a aula é com copiar do quadro, professor cheio de livros e cadernos e quando chega uma estagiária (uma ainda não-professora) sem muitos livros e sem passar muita coisa no quadro, uma pessoa que está estudando (assim como eles), essa professora pode não saber o que está falando. Ao menos foi a sensação que tive.
Pensei em mudar de escola ou no mínimo de turma porque achei que seria impossível trabalhar com a minha turma, pois eles não ficaram quietos um só instante. Foram 02 h/a sem condições de falar. Conversei com minha titular sobre isso e decidimos esperar a próxima aula para que eu me resolvesse a continuar com eles ou mudar de turma.
Mas, como desistir agora? Tempo hábil até teria... o que não posso é desistir da luta no primeiro obstáculo. Problemas existirão sempre, então o jeito é enfrentá-los, ainda que seja no estágio, até porque quando estiver atuando já terei um conhecimento mínimo das adversidades que encontrarei pela frente.
Ah, o título do meu projeto, que nem sei ainda se foi avaliado e aceito pela minha orientadora é Laçando ideias, entrelaçando poemas: explorando a poesia no ensino fundamental. Justificativa para o título? Ah, sim, claro. Eis aí: Muitas foram minhas ideias iniciais para o estágio, e também, várias as ideias dos alunos, de tal modo que devo laçá-las a fim de entrelaçar o máximo de ideias possíveis e com a turma tecer os poemas dos ‘meus’ alunos de estágio. Isto tudo aproveitando que um dos conteúdos do 2º bimestre é poema. E no final das contas pretendo que, juntos, elaboremos um livro (Coletânea de Poemas) e, se possível, um áudio-livro.
Espero que dê certo... isto é, que eu consiga realizar o estágio.

0 comentários:

Postar um comentário