observação 1

27/04/2010

Decidi fazer o mesmo que a Deise (http://ideiasinsanaspontocom.blogspot.com) e publicar o meu Diário de Estágio aqui no blog. Então vamos a ele. 

***
Minha primeira observação da turma. São 27 alunos (ao menos neste dia), com idades entre 11 e 15 anos, sendo a maioria meninas. Bastante curiosidade por parte deles, perguntam quanto tempo vou ficar, se a professora não vai mais dar aula para eles, que idade eu tenho, etc. e tal. A princípio me deu uma sensação de insegurança por pensar que posso não ter domínio de classe.
Surge também a questão sobre a adequação da minha proposta inicial de Projeto de Ensino, que eu tentaria fazer uma adaptação do "Infância: aqui, lá, em qualquer lugar", que foi um projeto que elaborei para uma disciplina e gostaria de colocá-lo em prática. O tema não é apropriado para estes alunos, mesmo eles estando na 6ª série, certamente não gostarão de serem tratados como crianças e o trabalho pode não fluir legal. 
Então, agora tenho dois pontos a organizar: um novo projeto (novo foco de estudo) e adequação dos conteúdos programáticos ao trabalho com Literatura. É certo que precisamos ter novas experiências e como eu venho focando mais na Linguística e nos Gêneros Digitais, pensei que poderia ser muito proveitoso tentar trabalhar com o literário em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Os alunos dizem que não gostam da aula de Português e têm motivos para isso. Ficar decorando regras e apenas memorizando, sem fazer uso dela em quase momento algum não é uma boa atividade. 
A exemplo da afirmação posso citar Marcuschi (2008 apud MELO, 2008) ao dizer que "compreender é uma atividade colaborativa que se dá na interação entre autor-texto-leitor ou falante-texto-ouvinte (...) A compreensão é também um exercício de convivência sociocultural" e deste modo é necessário  entender que o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa precisa proporcionar espaços de convivência do aluno-leitor com o literário, além de propiciar a construção significativa do conhecimento da língua, deixando de ser mera memorização de regras gramaticais.

Referência:
MELO, Jeane Maria de. O lugar do texto literário na diversidade imagética dos gêneros textuais. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC: Tessituras, Interações, Convergências. USP - São Paulo, 2008.
(Disponível em: http://www.abralic.org/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/022/JEANE_MELO.pdf)

***
Semana que vem volto à escola, pois nesta semana estarei em Pelotas, apresentando trabalho no VI Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, com o tema "A internet na aula de Português: quando o texto está na tela do computador". Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário