história curta

17/11/2009

Na RBS TV, aos sábados, após o Jornal do Almoço, há apresentação de alguns especiais. Estamos na temporada de Histórias Curtas, que apresenta curtas gaúchos. O comentário de hoje é sobre o curta apresentado dia 07 de novembro: "Sem sinal".
O filme de direção de Vicente Moreno, produção Surreal Filmes e RBSTV, conta sobre um homem que sobre um acidente de carro em uma estrada deserta perto do mar, tenta entrar em contato com alguém que pudesse ajudá-lo, porém o telefone celular não tem sinal, então ele sai a procura de socorro, encontrando apenas um condomínio abandonado. O que eu pensei em comentar não e a sinopse do filme, que pode ser encontrada no Hagah.
Minha ideia para a postagem é comentar o que eu vi na apresentação filme ao público. O apresentador do programa, que tem bem jeito de crítico de cinema (isso no meu imaginário) comentou o fato de um acidente de carro e um celular 'sem sinal' serem desencadeadores de situações inusitadas. Mas, veja só, eu enxerguei diferente o título do filme e explico por que:
O homem vai andando pela praia e encontra uma menina na praia. Essa menina, surda, fala com ele em Libras, escreve seu nome e depois mostra seu sinal. Ele diz o nome dele, mas ele não tem sinal.
Será que o Sem sinal que dava título ao curta não era para ser entendido de várias maneiras sendo uma delas colocando a visão no fato de o protagonista ser um ouvinte sem sinal dentro da comunidade surda?
Seria bom não conduzir o público por apenas um ângulo sendo que dá para entender de outra forma.

0 comentários:

Postar um comentário