De volta ao trabalho, ficando a par dos assuntos.
A viagem foi boa, relativamente boa. O título da postagem é pelo fato de eu não ter levado câmera fotográfica, aí fica difícil registrar os momentos emUruguaiana. Mas, como disse: há fotos que são apenas mentais, há lembranças que o 'obturador' da câmera não registra, pois há sensações que nem mesmo contando o outro saberá como te sentiste de fato.
As meninas que foram apresentar trabalho lá em Uruguaiana foram premiadas. Ah, o nome do evento não era o que eu escrevi, aliás eu nem lembrava mesmo. Chamava 1° Salão Internacional Integrado de Ensino, Extensão e Pesquisa. Fato engraçado foi o encerramento, pois a reitora estava no seu discurso, deu uma pausa e a colega achou que já havia terminado e aplaudiu, com ela todo o ginásio aplaudiu junto. Foi muito engraçado mesmo.
Encontrei um amigo lá (um ex-colega do ensino médio). Agora ele é gerente da Pompéia Uruguaiana (esse nome ainda usa acentuação, tá?). Coincidências, não é? Bem... a cidade é normal, mas inda prefiro as da parte da direita do mapa do Rio Grande do Sul, apesar de ser na parte da esquerda que estão as fronteiras com os países hispanohablantes.
O Rio Uruguai é magnífico... vastidão de águas que separam dois países, duas cidades. De um lado Uruguaiana, de outro Paso de los Libres. E lembrando da aula de espanhol, em que falávamos sobre as fronteiras da língua é tão filosófico pensar que apenas atravessando uma ponte que passa sobre um rio já estamos em outro país, rompemos a fronteira, deixamos nossa cultura do outro lado da ponte e ainda assim a levamos conosco. Entramos na cultura do outro sem perdermos a nossa e quando de lá voltamos não somos mais os mesmos, ao menos não temos a mesma sensação e a mesma visão sobre a nossa cultura e sobre a ideia que tínhamos da cultura do outro. Ah, a filosofia... e eu que pensava que jamais pensaria deste modo, mudo meu discurso e continuo filosofando. Sou a soma de tudo que vivi e a ausência daquilo que desconheço.
(amanhã posto outros temas: para esta era isso.)
0 comentários:
Postar um comentário