O que...?

12/04/2011

2 comentários
O que te faz perder o sono é sempre por alegria?
O que te deixa ansioso também te traz euforia? Há respostas que parecem simples, mas as perguntas nos complicam o pensamento. 
Vocês conhecem a metáfora da borboleta? Pois é, às vezes esquecemos que é bem assim que nos acontece. Para que possamos voar, precisamos ter força nas asas. E então, pensamos no que nos faz lutar para chegar mais alto, mais longe. 
O que são os sonhos? O que nos move adiante?
O que hoje nos faz perder o fôlego é exatamente o que nos fazia há alguns anos atrás?
E remover montanhas é mesmo melhor do que escalá-las e ver a paisagem que se forma lá embaixo?
Os questionamentos povoam nossa mente sem que consigamos entender porque eles estão ali. Sem que tenhamos noção de como respondê-los. E dá para perceber que o final é sempre mais difícil... colocar a cereja no bolo dá um trabalhão danado que às vezes temos vontade de desistir da festa. Mas, até quando? Por quê? 
Será que o que nos faz perder o sono hoje é sempre por alegria? 
E será que o que nos deixa ansioso hoje é exatamente o que nos fará feliz daqui um, dois, três anos?
Não tente encontrar as respostas... mas, não evite de fazer as perguntas. Acho que isso já ajuda. Nos dá vida, porque vida é movimento.

é na prática

07/04/2011

0 comentários
Sempre dizem que é na prática que se aprende a fazer. Especialmente quando estamos na fase de estágios. Me preocupo com isso, porque o Estágio é uma fase em que seremos avaliad@s pela atuação como futuros professores. E sem termos prática é bem possível que não saibamos como atuar em sala de aula. É como o primeiro emprego, mas com uma carga de responsabilidade muito mais carregada, pois estaremos lidando com pessoas que necessitam que saibamos o que estamos fazendo. E nem sempre sabemos. 

Há, sim, aqueles que tem feeling para dar aula, há outros, como eu, que sentem-se inseguros tanto por estar sendo avaliados por algo que ainda não aprendeu e porque têm medo de prejudicar as pessoas que dependem da nossa ação como professores. O que me tranquiliza hoje, antes de começar meu estágio, é a equipe da escola onde vou fazer minha prática. Direção e equipe de professores dispostos a contribuir para que o trabalho flua bem. E espero, que tudo saia bem. E, também, se tiver autorização que eu possa publicar alguns planos de aula aqui. Quem sabe pode servir para alguém. Não?!?!?!

Estágio II

03/04/2011

0 comentários
Em poucos dias recomeço um estágio. Agora será prática de Espanhol. Sinceramente, eu não faço a mínima ideia de como fazer isso, mas não tem outra opção. Não existe uma maneira de terminar o curso sem passar pelo estágio. Não que ele seja impossível, mas não estou segura de que conseguirei fazê-lo com tanta contradição. Porém, o que passa na minha cabeça precisa passar pelo crivo da consciência e da certeza de que o que eu digo não será utilizado contra mim. Então, sobre os "entraves" da minha experiência é melhor nem mencionar uma única palavra. 

Já com relação às aulas posso falar tranquilamente. A diretora da escola é bastante prestativa. Gostei muito de conversar com ela sobre o estágio. Na verdade será um aprendizado e tanto, pois começo a me sentir integrada em uma escola, mesmo sendo somente estagiária. Dá a sensação de tranquilidade trabalhar em um local em que as pessoas te fazem sentir-se bem. Fomos até a biblioteca, pois a diretora queria me mostrar os livros de Espanhol, que ainda estão ensacados. Me deu várias ideias de como trabalhar, dizendo que posso usar até a sala de computadores caso eu queira e monte aula para ser trabalhada com esta tecnologia. 

Com o tempo, espero ter boas novidades para contar. Mostrar o que fiz e que deu certo. Espero que realmente dê tudo certo.