conforme a rotina, rotineira inconformação

23/01/2010


Estranho como as palavras podem tomar significados distintos para distintas pessoas e essa diferença tornar-se um fato de distanciamento das ideias. Conformado é a palavra. Tudo bem que para muitos essa palavra não tenha sentido de algo bom, mas daí a dizê-la como se tudo e todos os conformados recebessem um sentido pejorativo por a eles ser atribuído esse adjetivo me leva a crer que há uma inconformação terrível no outro, naquele que proferiu a palavra. Então, passemos a outra: rotina. Ah, pergunte agora, o que tem a ver uma com a outra. Pode ser que nada, mas na conversa em que foram utilizadas tinha.


Apesar de não contar-lhes o que foi falado, posso dizer que uma pareceu antônimo perfeito da outra. Uma pessoa que entende a rotina como algo necessário para que haja ordem na vida, com a finalidade de que ter organizes para conquistar o que desejas é considerada conformada porque não está sempre querendo fugir da rotina. Está certo, tudo bem, concordo que às vezes é entediante, mas até o que é novidade em dois tempos já deixou de ser, até o que é aventura deixa de ser se praticada a todo instante, até o que me move deixando inconforme o pensamento depois de certo tempo passa a ser rotineiro e caminha nos mesmos passos que tudo que estava antes.

O difícil para a não rotina é entender que a margem do rio que vi ontem hoje não é a mesma, ainda que a tenha visto com os mesmos olhos, nem eu nem a margem, menos ainda a água são os mesmos. E então, não há rotina... são situações distintas de pessoas distintas. O que me faz ser conformada é não acreditar que correr de um lado para a outro me levará a algum lugar, porque sem uma trajetória não há destino.

P.S.: C... Esse post é para ti, sempre teremos opiniões divergentes, mas isso não significa que eu tenha estacionado no caminho. Às vezes estarei apenas tomando fôlego para seguir adiante. O que mais importa é a viagem, não o ponto de chegada.

0 comentários:

Postar um comentário