Sugestões de textos

21/07/2011

Outro dia estava organizando meus polígrafos desta graduação e vendo que alguns deles eu nem cheguei a utilizar, já que estou em férias, resolvi lê-los aos poucos e ir publicando meus comentários a respeito desses textos. O primeiro será O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor (Gilberto Januário). 
Nesse texto você encontrará um relato de experiência de Estágio Supervisionado em Licenciatura em Matemática. O texto tece informações referentes à diferença entre o Estágio Profissional e o Estágio Curricular Supervisionado. Nós licenciandos, ao irmos para os estágios, sentimos a necessidade de compartilhar nossas experiências, nosso ponto de vista sobre o que experienciamos nas escolas. Ainda que tenhamos colegas que não pretendem lecionar, é necessário passar por essa disciplina, uma vez que é um curso de formação de professores e nada mais acertado que pensar a teoria posta em prática. Agora faço alguns recortes do texto de Januário (2008) para que vocês conheçam o material. Logo após indico onde o texto pode ser encontrado, para quem tiver interesse em ler o texto na íntegra. 

"Ao estagiar, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a ela compõem. Com isso faz uma nova leitura do ambiente (escola, sala de aula, comunidade), procurando meios para intervir positivamente."

"Por meio do ES, o aluno-estagiário não entra somente nas salas de aula. Entra, também, em seu futuro campo de atuação e é lá que terá seu primeiro contato com os alunos, com a realidade da sala de aula, com o sistema educacional e, ainda, com seus futuros colegas de profissão, em quem, algumas vezes, tomará como referências, boas ou não, para a sua prática pedagógica."

REFERÊNCIA DO TRABALHO 
JANUARIO, Gilberto. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In:  SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8.


Disponível  em: 

0 comentários:

Postar um comentário